segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Goiapaba-açu

Pico do Goiapaba-açu
Conhecer o Goiapaba-açu está ainda mais fácil e cada vez mais fascinante
O Pico do Goiapaba-açu é o ponto culminante da Região Metropolitana da Grande Vitória tendo uma visão privilegiada de 13 municípios capixabas. A 840 metros de altitude, avista-se desde o litoral de Linhares até Guarapari, além de uma grande porção das serras capixabas e as reservas biológicas de Duas Bocas, Augusto Ruschi, Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem e a APA do Mestre Álvaro.
O Parque Municipal Goiapaba-açu é administrado pela Prefeitura de Fundão e tem 46 hectares. É circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) estadual Goiapaba-açu, com 3.740 hectares.
A APA abriga as principais nascentes dos rios Piabas e Fundão. Juntos ao Timbuí, esses rios compõem a bacia de Reis Magos.
Apreciando uma vista inigualável, o visitante poderá fazer lanches e degustar a comida típica regional, feita com produtos locais.
Vista do alto do Goiapaba-açu
Na região destaca-se uma enorme diversidade de orquídeas e bromélias, além de árvores raras como o araribá, a canela e a peroba, palmeiras, aves, anfíbios, répteis, primatas e felinos, como as onças preta, pintada e parda, a jaguatirica e o gato-do-mato.
Guias locais conduzem os visitantes por trilhas que passam por mirantes, rios, cachoeiras e piscinas naturais com águas transparentes. Uma trilha já concluída leva ao mirante do pico-geminado ao Goiapaba-açu, com 920 m de altitude. São cerca de 2 km, percorridos em 1h30 de caminhada na mata atlântica.
Infra-estrutura
O Parque possui centro de visitantes, restaurante panorâmico, laboratório de orquídeas, viveiro de mudas nativas e observatório astronômico.
Atividades ocorrentes no atrativo
Trilhas, contemplação da natureza e educação ambiental.
Localização
Município de Fundão
Localidade mais próxima do atrativo
Localidade de Irundi
Ponto de referência
Pousada Goiapaba-Açu
Como chegar
Após Fundão, seguir em direção a Santa Teresa e entrar à direita no km 07, onde se vê a placa indicativa do Parque (1 km após entrada da Pousada Goiapaba-Açu). O acesso ao Parque se dá por 6,5 km de estrada vicinal.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cinco Pontões

Na realidade são nove cumes que vistos do leste parecem ser cinco e à primeira vista lembram os imensos paredões dos cerros patagônicos, cenário inimaginável no Brasil. Devido à sua forma os picos foram batizados de: Foca, Filhote da Foca, Língua de Boi, Pontão Rachado e Pontão Grande.
O Pontão Grande com 1.150 m de altitude possui um costão que dá acesso ao cume. Em cima do Pontão Grande existe um anfiteatro de agulhas onde o destaque é o Pontão 17 de Julho conquistado em 1970.
Atividades ocorrentes no atrativo
Trilhas, contemplação da natureza e escaladas.
Localização
Município de Laranja da Terra
Localidade mais próxima do atrativo
Localidade de Cinco Pontões
Ponto de referência
Sítio Cinco Pontões
Como chegar
A partir da sede do município, seguir 22 km no sentido Itaguaçu.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pedra Escorada

Pedra Escorada é uma formação rochosa na qual uma pedra com cerca de 3 m de altura parece sustentar uma outra com cerca de 15 m, formando, embaixo desta, um salão com aproximadamente 50 m2, onde passa um córrego originado de nascente, localizada acima do rochedo que se forma logo atrás da pedra. O percurso até o atrativo é feito por trilha pela mata com duração de 1 hora de caminhada . No trajeto passa-se por diversos pontos interessantes como o antigo moinho, atualmente abandonado, e algumas quedas d'água e vertentes. A paisagem é composta por vegetação de Mata Atlântica e alguma vegetação rasteira próximo à pedra. Um pouco acima da Pedra Escorada forma-se um rochedo com 5 m de altura por 15 m de largura por onde precipita-se um curso d'água de nascente formando uma extensa cortina de águas claras, conhecido como paredão. O local é visitado durante o verão, sendo excelente para realização de trilhas ecológicas.
Atividades ocorrentes no atrativo
Trilhas, contemplação da natureza e banho.
Localização
Município de Divino de São Lourenço, na região do Caparaó.
Localidade mais próxima do atrativo
Patrimônio da Penha
Como chegar
A partir da sede do município, toma-se a estrada vicinal em direção ao Patrimônio da Penha e Santa Marta. No trevo segue-se em frente por 5 km até a propriedade onde está instalada a empresa Tecnotruta, a partir deste ponto são 2 km de trilha a pé pela mata.

domingo, 1 de novembro de 2009

Pico da Bandeira

A visão do pôr-do-sol no Pico da Bandeira deixa os turistas ainda mais envolvidos pela atmosfera de misticismo que reveste toda a Serra do Caparaó. No silêncio, a terra parece dormir em 'berço esplêndido'
O Pico da Bandeira está localizado no Parque Nacional do Caparaó, entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, é uma das unidades de conservação mais visitadas do País e recebe em média 30.000 visitantes por ano, com o objetivo de conquistar os 2.890 metros de altitude do Pico da Bandeira, o mais alto pico do Brasil central e o 3º mais alto do Brasil. A conquista do Pico da Bandeira pelo lado Capixaba se faz a partir da localidade de Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto. A partir de Pedra Menina, são 9 km em estrada pavimentada até a portaria do Parque, que possui um Centro de Visitantes com boa infra-estrutura. A partir da portaria, são 3 km até a Macieira, um platô de 1.800 metros de altitude, onde está instalada a primeira base de acampamento do lado Capixaba, com ótima infra-estrutura, como Posto da Guarda Florestal ou Guarda Parque, sanitários, chuveiros, churrasqueiras e área para camping. No entorno da Macieira localizam-se as Cachoeiras do Aurélio e dos Sete Pilões, ótimos locais para banho.
Seguindo pela estrada, passa-se pela Cachoeira da Farofa a 1 km da Macieira e seguindo por mais 4 km, chega-se até a Casa Queimada, a 2.160 metros de altitude, sendo o fim do acesso de automóveis. Neste local esta instalado um Posto da Guarda Florestal ou Guarda Parque, que conta com comunicação via rádio, instalações sanitárias, mesas e área de acampamento, é o último ponto antes da subida do Pico da Bandeira, do Pico do Cristal e do Pico do Calçado.
Casa Queimada
A Casa Queimada é rodeada por montanhas e picos, é possível avistar do local o Pico do Cristal e subindo mais alguns metros pela trilha que leva ao Pico da Bandeira, o visitante tem uma vista magnífica do Vale do Rio São Domingos, que corta as montanhas do Caparaó. Também é possível chegar a uma pequena cachoeira que brota por baixo das pedras, próximo a trilha para o pico. Da Casa Queimada, são 4 km de subida íngreme, que dura em média de 2 a 3 horas de caminhada para se chegar ao topo do Pico da Bandeira. No trajeto para o pico, a vegetação do entorno vai se alterando e de acordo com a altitude. Até a Macieira a vegetação predominante é a Mata Atlântica, e a partir deste ponto a floresta torna-se mais baixa e menos densa, marcada por samambaias gigantes. À medida que se atingem os pontos mais altos, a vegetação apresenta-se mais arbustiva e retorcida.
Do vale da Casa Queimada é avistado um lajão pedregoso, coberto por moitas de bambu e orquídeas do grupo dos oncídios. Do lajão, localizado a 2.600 metros, tem-se a visão dos Picos do Calçado (2.768 m) e do Cristal (2.798 m), este último localizado 300 metros abaixo do Pico da Bandeira onde, a seus pés, forma-se o vale da Casa Queimada. O Pico do Oceano e a Pedra das Duas Irmãs, que marcam a divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, também são vistos deste local. No vale da Casa Queimada existem inúmeras cachoeiras ainda inexploradas, formadas por altos precipícios.
Para a subida ao Pico da Bandeira, aos outros picos do Parque e para a visitação ao Parque Nacional do Caparaó, é aconselhável a contratação de um guia autorizado e credenciado pelo IBAMA, e também a utilização de automóveis com tração 4 x 4, pois a estrada que leva ao pico é muito inclinada, principalmente a partir da portaria do Parque, apesar de ser pavimentada com blocos de concreto até a Casa Queimada. Com a companhia de um guia local, o visitante poderá apreciar e conhecer melhor os diversos atrativos naturais e a História do Caparaó e da região. Além da contratação de um guia, recomenda-se que o visitante leve agasalhos para baixas temperaturas, pois as temperaturas na região e no Pico variam de 22º a 4º C, podendo chegar a 0º C, alimentos energéticos, lanternas, calçados apropriados, cantil, protetor solar, chapéus ou bones e luvas.
Localização
Parque Nacional do Caparaó
Portaria
Infra-estrutura
A portaria do Parque possui um Centro de Visitantes com boa infra-estrutura, contendo Sala de Informação, Material Informativo, Sala de Multimeios, Sala de Palestras, Administração e Sala de Primeiros Socorros. Área de Camping com vestiários, mesas, churrasqueiras e casa de guardas com comunicação via rádio. Estes equipamentos estão localizados no Platô da Macieira e na Casa Queimada.
Atividades ocorrentes no atrativo
Montanhismo, escaladas, banhos de cachoeiras, vôo livre, rapel, trekking, caminhadas em trilhas, educação ambiental, etc...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Mergulhe nessa aventura
Localizado no município de Alegre, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça preserva os recursos naturais e as belezas locais. A unidade de conservação possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades ambientais, como recreação e ecoturismo, estimulando a integração com outras potencialidades regionais. Seu principal atrativo é a belíssima queda d'água com desnível de 144 m, que originou o nome do Parque.
Em região de Mata Atlântica e com vegetação típica da Floresta Estacional Semidecidual (condicionada pela dupla estacionalidade climática, perdendo parte das folhas nos períodos secos), o Parque é formado por brejo, fragmento florestal em estágios inicial e médio de regeneração, pastagens e vegetação rupestre. Sua flora possui várias espécies, como bromélias, helicônias, jacarandá-de-espinho, angico-branco, angico-vermelho, mulembá e outros. A fauna é composta de pacas, capivaras, tatus, gambás, acauã, maitaca, gibão-de-couro, macaco-prego, martim-pescador e alguns animais ameaçados de extinção, como a Lontra longicaudis e o Leopardus tigrinus.
Infra-estrutura
O Parque possui Centro de Visitantes, banheiros, estacionamento, trilhas sinalizadas e áreas de lazer.
Como chegar
Para quem vai de ônibus de Alegre, pegar o que vai para Ibitirama e pedir para descer na estrada de acesso ao Parque. São 2 km de caminhada.
Visite o Parque
Aberto todos os dias, das 8:00 às 17:00 hs.
Informações
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
(28)9904-4824
pecf@iema.es.gov.br

Entorno do Caparaó Capixaba

Um exuberante cenário de beleza natural e encanto por todos os cantos
O entorno direto do Parque do Caparaó Capixaba é formado por cinco municípios: Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Irupi e Iúna. As comunidades incrustadas na serra são tipicamente rurais e a economia se baseia na agropecuária, com a predominância da agricultura familiar.
A estrada parque que circunda a serra forma o corredor turístico, onde se concentra a maioria dos estabelecimentos. O Parque Nacional do Caparaó fica a 9 km de Pedra Menina (distrito a 26 km de Dores do Rio Preto) e o seu funcionamento é de 7 às 22 hs.
A melhor época para você curtir a saudável caminhada ao Pico da Bandeira é entre maio e setembro, pois nesses períodos, além de chover menos, a visibilidade das paisagens é maior. E é justamente nessa época, de preferência em noites de lua cheia, que acontecem as caminhadas noturnas para contemplar o nascer do sol do pico.
Para os banhos de rio e cachoeira, os meses de janeiro a abril e setembro a dezembro, são os mais propícios. Recomenda-se a contratação de guia turístico credenciado para a subida ao pico.
O que levar ?
Chapéu ou boné, filtro solar, água, alimentos leves e energéticos, agasalhos leves, calça comprida e calçados confortáveis. Se você for participar da subida noturna acrescente na sua bagagem lanterna e agasalhos como toca, luva, meias de lã, dentre outros. Prepare as malas e tenha uma excelente viagem.
Acesso
Para evitar estradas de terra o melhor caminho, saindo de Vitória, é por Cachoeiro de Itapemirim, seguindo para Dores do Rio Preto, passando por Jerônimo Monteiro, Alegre e Guaçuí.
Lá você encontra casarões centenários com hospedaria e comida caseira no fogão de lenha. Não deixe de conhecer e levar para casa os produtos caseiros fabricados nas agroindústrias (caçhaça, pães, doces, queijos e produtos derivados da cana-de-açucar).
O cheiro do café paira no ar e a comida fumegante aguarda os seus visitantes no fogão à lenha. E em sua volta gira a tranquila vida dos habitantes da Serra do Caparaó. As 'prosas' e os 'causos' transbordam com o estalar da lenha no fogo, enquanto, lá fora, o frio aperta e as estrelas se esparramam pelo céu sem poluição.
Você já se sente em casa, desde a hora em que chega, e ao mesmo tempo indeciso, pois não sabe se no dia seguinte vai dar um mergulho na cachoeira de águas cristalinas ou simplesmente se embrenhar nas trilhas entre as reminiscências da Mata Atlântica. Quem sabe brota a coragem de desafiar a escalada ao Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil; ou se balançar na preguiçosa rede da pousada e sentir o passar das horas sem pressa.
É com toda essa magia que o Caparaó Capixaba guarda as novas surpresas que você vai viver e presenciar a cada curva do rio. A simplicidade e a cordialidade do seu povo aliadas ao misticismo que emana da sagrada serra encantam e embriagam os seus visitantes, e quando você menos espera já se pega planejando a sua volta para este lugar maravilhoso e acolhedor.

sábado, 18 de abril de 2009

Belezas naturais

O objetivo deste blog é divulgar as belezas naturais do Espírito Santo. As fotos postadas aqui são de minha autoria. Se você conhece algum lugar bonito no estado, informe. Participe e deixe a sua dica.