quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entorno do Caparaó Capixaba

Um exuberante cenário de beleza natural e encanto por todos os cantos
O entorno direto do Parque do Caparaó Capixaba é formado por cinco municípios: Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Irupi e Iúna. As comunidades incrustadas na serra são tipicamente rurais e a economia se baseia na agropecuária, com a predominância da agricultura familiar.
A estrada parque que circunda a serra forma o corredor turístico, onde se concentra a maioria dos estabelecimentos. O Parque Nacional do Caparaó fica a 9 km de Pedra Menina (distrito a 26 km de Dores do Rio Preto) e o seu funcionamento é de 7 às 22 hs.
A melhor época para você curtir a saudável caminhada ao Pico da Bandeira é entre maio e setembro, pois nesses períodos, além de chover menos, a visibilidade das paisagens é maior. E é justamente nessa época, de preferência em noites de lua cheia, que acontecem as caminhadas noturnas para contemplar o nascer do sol do pico.
Para os banhos de rio e cachoeira, os meses de janeiro a abril e setembro a dezembro, são os mais propícios. Recomenda-se a contratação de guia turístico credenciado para a subida ao pico.
O que levar ?
Chapéu ou boné, filtro solar, água, alimentos leves e energéticos, agasalhos leves, calça comprida e calçados confortáveis. Se você for participar da subida noturna acrescente na sua bagagem lanterna e agasalhos como toca, luva, meias de lã, dentre outros. Prepare as malas e tenha uma excelente viagem.
Acesso
Para evitar estradas de terra o melhor caminho, saindo de Vitória, é por Cachoeiro de Itapemirim, seguindo para Dores do Rio Preto, passando por Jerônimo Monteiro, Alegre e Guaçuí.
Lá você encontra casarões centenários com hospedaria e comida caseira no fogão de lenha. Não deixe de conhecer e levar para casa os produtos caseiros fabricados nas agroindústrias (caçhaça, pães, doces, queijos e produtos derivados da cana-de-açucar).
O cheiro do café paira no ar e a comida fumegante aguarda os seus visitantes no fogão à lenha. E em sua volta gira a tranquila vida dos habitantes da Serra do Caparaó. As 'prosas' e os 'causos' transbordam com o estalar da lenha no fogo, enquanto, lá fora, o frio aperta e as estrelas se esparramam pelo céu sem poluição.
Você já se sente em casa, desde a hora em que chega, e ao mesmo tempo indeciso, pois não sabe se no dia seguinte vai dar um mergulho na cachoeira de águas cristalinas ou simplesmente se embrenhar nas trilhas entre as reminiscências da Mata Atlântica. Quem sabe brota a coragem de desafiar a escalada ao Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil; ou se balançar na preguiçosa rede da pousada e sentir o passar das horas sem pressa.
É com toda essa magia que o Caparaó Capixaba guarda as novas surpresas que você vai viver e presenciar a cada curva do rio. A simplicidade e a cordialidade do seu povo aliadas ao misticismo que emana da sagrada serra encantam e embriagam os seus visitantes, e quando você menos espera já se pega planejando a sua volta para este lugar maravilhoso e acolhedor.

Um comentário:

  1. Ola Erico. Meu nome eh Jose Carlos, sou capixaba e atualmente moro no exterior, em Londres. Quero parabeniza-lo pelo Blog, pelas impecaveis descricoes de cada local e, obviamente, pelas lindas e muito bem tiradas fotografias das paisagens capixabas, parabens mesmo, sinto-me orgulhoso de saber que tanta beleza esta na terra de onde viemos. Particularmente sou um grande entusiasta e admirador das belezas da nossa terra, gostaria de visitar todos estes lugares um dia, obrigado por trazer isso para mais perto de nos. Um forte abraco e parabens. Jose Carlos

    ResponderExcluir