quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Mergulhe nessa aventura
Localizado no município de Alegre, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça preserva os recursos naturais e as belezas locais. A unidade de conservação possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades ambientais, como recreação e ecoturismo, estimulando a integração com outras potencialidades regionais. Seu principal atrativo é a belíssima queda d'água com desnível de 144 m, que originou o nome do Parque.
Em região de Mata Atlântica e com vegetação típica da Floresta Estacional Semidecidual (condicionada pela dupla estacionalidade climática, perdendo parte das folhas nos períodos secos), o Parque é formado por brejo, fragmento florestal em estágios inicial e médio de regeneração, pastagens e vegetação rupestre. Sua flora possui várias espécies, como bromélias, helicônias, jacarandá-de-espinho, angico-branco, angico-vermelho, mulembá e outros. A fauna é composta de pacas, capivaras, tatus, gambás, acauã, maitaca, gibão-de-couro, macaco-prego, martim-pescador e alguns animais ameaçados de extinção, como a Lontra longicaudis e o Leopardus tigrinus.
Infra-estrutura
O Parque possui Centro de Visitantes, banheiros, estacionamento, trilhas sinalizadas e áreas de lazer.
Como chegar
Para quem vai de ônibus de Alegre, pegar o que vai para Ibitirama e pedir para descer na estrada de acesso ao Parque. São 2 km de caminhada.
Visite o Parque
Aberto todos os dias, das 8:00 às 17:00 hs.
Informações
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
(28)9904-4824
pecf@iema.es.gov.br

3 comentários:

  1. toh 100 palavras ,,,para agradecer de td q vc postou sobre o ES.
    estou impressionado com tds quedas dàgua q tenho visto,,,
    realmente a natureza existente desse estado e impressionante,,,
    quero visita mais vzs esse cantinho,,,
    parabéns meu brother,,,
    shou de bola mesmo...
    abraço. Gilmar
    Macaé - RJ

    ResponderExcluir
  2. CACHOEIRA DA MATA

    EM BREVE ESTARÁ BERTO AO PUBLICO,COM RESTAURANTE,CHALES,CAVALOS,CHARRETES,SKI,INTERNET,PISCINAS NATURAIS PARA CRIANÇAS,E MUITO MAIS
    TEL PATA CONTATO 27-97572227 OU 30657988

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Gostaria de saber se o parque possui área de camping, pois moro em Vitória e gostaria de acampar por uns dias. Kézzia Tybel

    ResponderExcluir