segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Goiapaba-açu

Pico do Goiapaba-açu
Conhecer o Goiapaba-açu está ainda mais fácil e cada vez mais fascinante
O Pico do Goiapaba-açu é o ponto culminante da Região Metropolitana da Grande Vitória tendo uma visão privilegiada de 13 municípios capixabas. A 840 metros de altitude, avista-se desde o litoral de Linhares até Guarapari, além de uma grande porção das serras capixabas e as reservas biológicas de Duas Bocas, Augusto Ruschi, Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem e a APA do Mestre Álvaro.
O Parque Municipal Goiapaba-açu é administrado pela Prefeitura de Fundão e tem 46 hectares. É circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) estadual Goiapaba-açu, com 3.740 hectares.
A APA abriga as principais nascentes dos rios Piabas e Fundão. Juntos ao Timbuí, esses rios compõem a bacia de Reis Magos.
Apreciando uma vista inigualável, o visitante poderá fazer lanches e degustar a comida típica regional, feita com produtos locais.
Vista do alto do Goiapaba-açu
Na região destaca-se uma enorme diversidade de orquídeas e bromélias, além de árvores raras como o araribá, a canela e a peroba, palmeiras, aves, anfíbios, répteis, primatas e felinos, como as onças preta, pintada e parda, a jaguatirica e o gato-do-mato.
Guias locais conduzem os visitantes por trilhas que passam por mirantes, rios, cachoeiras e piscinas naturais com águas transparentes. Uma trilha já concluída leva ao mirante do pico-geminado ao Goiapaba-açu, com 920 m de altitude. São cerca de 2 km, percorridos em 1h30 de caminhada na mata atlântica.
Infra-estrutura
O Parque possui centro de visitantes, restaurante panorâmico, laboratório de orquídeas, viveiro de mudas nativas e observatório astronômico.
Atividades ocorrentes no atrativo
Trilhas, contemplação da natureza e educação ambiental.
Localização
Município de Fundão
Localidade mais próxima do atrativo
Localidade de Irundi
Ponto de referência
Pousada Goiapaba-Açu
Como chegar
Após Fundão, seguir em direção a Santa Teresa e entrar à direita no km 07, onde se vê a placa indicativa do Parque (1 km após entrada da Pousada Goiapaba-Açu). O acesso ao Parque se dá por 6,5 km de estrada vicinal.

6 comentários:

  1. Queria mais detalhes turisticos dessa região, me interressei em conhecer esse lugar que parece ser lindo!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. As condições para a visitação pública, são estabelecidas pelo órgão gestor da unidade. O Parque Municipal do Goiapaba-açu é administrado pela Prefeitura de Fundão. Já a Área de Proteção Ambiental – APA Estadual do Goiapaba-açu é administrada pela SEAMA.

      Excluir
  3. Fui hoje lá de moto e recomendo a todos que se chover uns dias antes, evite! A montanha é bem ingrime e estrada de terra. O lugar é lindo, vale a pena com certeza ver tudo lá de cima, porém, não existe mais restaurante , guia, orquídeas, nada... Como sempre, mais uma Prefeitura infeliz que não investe no local.

    ResponderExcluir
  4. Fui hoje lá de moto e recomendo a todos que se chover uns dias antes, evite! A montanha é bem ingrime e estrada de terra. O lugar é lindo, vale a pena com certeza ver tudo lá de cima, porém, não existe mais restaurante , guia, orquídeas, nada... Como sempre, mais uma Prefeitura infeliz que não investe no local.

    ResponderExcluir