domingo, 1 de novembro de 2009

Pico da Bandeira

A visão do pôr-do-sol no Pico da Bandeira deixa os turistas ainda mais envolvidos pela atmosfera de misticismo que reveste toda a Serra do Caparaó. No silêncio, a terra parece dormir em 'berço esplêndido'
O Pico da Bandeira está localizado no Parque Nacional do Caparaó, entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, é uma das unidades de conservação mais visitadas do País e recebe em média 30.000 visitantes por ano, com o objetivo de conquistar os 2.890 metros de altitude do Pico da Bandeira, o mais alto pico do Brasil central e o 3º mais alto do Brasil. A conquista do Pico da Bandeira pelo lado Capixaba se faz a partir da localidade de Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto. A partir de Pedra Menina, são 9 km em estrada pavimentada até a portaria do Parque, que possui um Centro de Visitantes com boa infra-estrutura. A partir da portaria, são 3 km até a Macieira, um platô de 1.800 metros de altitude, onde está instalada a primeira base de acampamento do lado Capixaba, com ótima infra-estrutura, como Posto da Guarda Florestal ou Guarda Parque, sanitários, chuveiros, churrasqueiras e área para camping. No entorno da Macieira localizam-se as Cachoeiras do Aurélio e dos Sete Pilões, ótimos locais para banho.
Seguindo pela estrada, passa-se pela Cachoeira da Farofa a 1 km da Macieira e seguindo por mais 4 km, chega-se até a Casa Queimada, a 2.160 metros de altitude, sendo o fim do acesso de automóveis. Neste local esta instalado um Posto da Guarda Florestal ou Guarda Parque, que conta com comunicação via rádio, instalações sanitárias, mesas e área de acampamento, é o último ponto antes da subida do Pico da Bandeira, do Pico do Cristal e do Pico do Calçado.
Casa Queimada
A Casa Queimada é rodeada por montanhas e picos, é possível avistar do local o Pico do Cristal e subindo mais alguns metros pela trilha que leva ao Pico da Bandeira, o visitante tem uma vista magnífica do Vale do Rio São Domingos, que corta as montanhas do Caparaó. Também é possível chegar a uma pequena cachoeira que brota por baixo das pedras, próximo a trilha para o pico. Da Casa Queimada, são 4 km de subida íngreme, que dura em média de 2 a 3 horas de caminhada para se chegar ao topo do Pico da Bandeira. No trajeto para o pico, a vegetação do entorno vai se alterando e de acordo com a altitude. Até a Macieira a vegetação predominante é a Mata Atlântica, e a partir deste ponto a floresta torna-se mais baixa e menos densa, marcada por samambaias gigantes. À medida que se atingem os pontos mais altos, a vegetação apresenta-se mais arbustiva e retorcida.
Do vale da Casa Queimada é avistado um lajão pedregoso, coberto por moitas de bambu e orquídeas do grupo dos oncídios. Do lajão, localizado a 2.600 metros, tem-se a visão dos Picos do Calçado (2.768 m) e do Cristal (2.798 m), este último localizado 300 metros abaixo do Pico da Bandeira onde, a seus pés, forma-se o vale da Casa Queimada. O Pico do Oceano e a Pedra das Duas Irmãs, que marcam a divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, também são vistos deste local. No vale da Casa Queimada existem inúmeras cachoeiras ainda inexploradas, formadas por altos precipícios.
Para a subida ao Pico da Bandeira, aos outros picos do Parque e para a visitação ao Parque Nacional do Caparaó, é aconselhável a contratação de um guia autorizado e credenciado pelo IBAMA, e também a utilização de automóveis com tração 4 x 4, pois a estrada que leva ao pico é muito inclinada, principalmente a partir da portaria do Parque, apesar de ser pavimentada com blocos de concreto até a Casa Queimada. Com a companhia de um guia local, o visitante poderá apreciar e conhecer melhor os diversos atrativos naturais e a História do Caparaó e da região. Além da contratação de um guia, recomenda-se que o visitante leve agasalhos para baixas temperaturas, pois as temperaturas na região e no Pico variam de 22º a 4º C, podendo chegar a 0º C, alimentos energéticos, lanternas, calçados apropriados, cantil, protetor solar, chapéus ou bones e luvas.
Localização
Parque Nacional do Caparaó
Portaria
Infra-estrutura
A portaria do Parque possui um Centro de Visitantes com boa infra-estrutura, contendo Sala de Informação, Material Informativo, Sala de Multimeios, Sala de Palestras, Administração e Sala de Primeiros Socorros. Área de Camping com vestiários, mesas, churrasqueiras e casa de guardas com comunicação via rádio. Estes equipamentos estão localizados no Platô da Macieira e na Casa Queimada.
Atividades ocorrentes no atrativo
Montanhismo, escaladas, banhos de cachoeiras, vôo livre, rapel, trekking, caminhadas em trilhas, educação ambiental, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário