domingo, 29 de maio de 2011

50 anos do Parque Nacional do Caparaó

Abraço comemora aniversário do Parque Nacional do Caparaó
O aniversário do Parque Nacional do Caparaó foi comemorado com um abraço. Ambientalistas e as comunidades dos municípios do entorno do parque se reuniram em demonstração de carinho e respeito ao patrimônio natural, um dos locais com fauna e flora mais preservadas do país.
O Parque
Criado em 24 de maio de 1961, o Parque Nacional do Caparaó tem 31,8 mil hectares de extensão está situado entre os estados do Espírito Santo (78% da área) e de Minas Gerais (22%). No lado capixaba, fazem parte os municípios de Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Irupi e Iúna. Com uma fauna e flora riquíssimas, além de cachoeiras de águas cristalinas, o terceiro maior pico do Brasil, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude, fica no território do parque.
O parque é uma das mais representativas áreas de Mata Atlântica em território capixaba, que além de cobrir boa parte da Serra do Caparaó, também é encontrada nas encostas das Serras do Castelo, do Forno Grande e da Pedra Azul. A Serra do Caparaó é uma ramificação da Serra da Mantiqueira, se interligando com as Serras do Brigadeiro e do Pai Inácio em Minas Gerais.
Localização
A região do parque está situada a 300 km da capital capixaba Vitória, com acesso pela localidade de Pedra Menina em Dores do Rio Preto, e a 340 km da capital mineira Belo Horizonte, com acesso pelo município de Alto Caparaó.
Altitude
A elevação média é de 997 metros na sua cota mais baixa, atingindo 2.891,9 metros no Pico da Bandeira, sendo este o maior desnível do Brasil.
Acessos
O parque atrai muitos turistas, principalmente durante as férias de inverno. Os turistas vêm principalmente em busca do clima frio, e para chegarem ao cume do Pico da Bandeira por conta da sua conhecida vista do nascer do sol no cume da montanha. Também há quem venha em busca de tranquilidade. Os municípios possuem paisagens intocadas, tanto do lado mineiro, quanto do lado capixaba. Seus principais acessos são o Portal Pedra Menina no município de Dores do Rio Preto (ES) por onde se chega a Casa Queimada, início da trilha via Caparaó-Capixaba para o Pico da Bandeira, e o Portal Alto Caparaó no município de Alto Caparaó (MG) com estrada até o mirante da Tronqueira, origem da trilha pela vertente mineira.
Informações
Parque Nacional do Caparaó
Tel.: (32)3747-2086, (32)3747-2943 e (28)3553-0679.
Fonte: Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto - ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário