terça-feira, 6 de abril de 2010

Parque Estadual do Forno Grande

O Parque que protege o Pico do Forno Grande, com 2.039 m de altura, está localizado no município de Castelo. Uma parcela de 730 hectares da montanha compõe o Parque Estadual do Forno Grande, local de especial riqueza biológica. Sobre o musgo das pedras, proliferam espécies raras de orquídeas e bromélias. Ali também vivem espécies de animais em extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro.
Estrutura
O Parque possui centro de visitantes (museu) e trilhas de fácil acesso abertas ao público, que cortam a Mata Atlântica e levam aos mirantes naturais em pontos de elevadas altitudes, de onde se tem uma ampla vista panorâmica. No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300 m², que segundo o pesquisador Augusto Ruschi, trata-se da maior floresta de altitude do mundo.
Informações
Para visitar o local é necessário agendar junto ao IEMA:
Tel: (27) 3248-1156 ou 9962-7987, com pelo menos 24 horas de antecedência.
http://www.iema.es.gov.br/

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que o descaso das "autoridades" para com o patrimônio natural, faça com que o parque fique sem guia (já há muito tempo) e isso impeça os amantes da natureza de desfrutarem as maravilhas do lugar...

    ResponderExcluir