Cachoeiras, esportes radicais, gente bonita e muita adrenalina são adjetivos peculiares do município, localizado na região sul-serrana do estado. Cachoeiras como a de Matilde é um dos cartões postais da cidade, além é claro, da rampa de vôo livre, em Cachoeira Alta, considerada por pilotos internacionais, uma das melhores do Brasil.
Cachoeira Engenheiro Reeve |
O inverno, com um agradável clima é excelente para degustar as variadas comidas típicas da culinária italiana e, ainda, apreciar um bom vinho, produzido pelos próprios alfredenses. Saindo da sede e indo em direção a região interiorana, o encanto predomina-se com as paisagens encontradas, os vales e rios que amenizam o clima, pousadas aconchegantes e uma hospitalidade típica da região, além da comida que é de evidente sabor.
O esporte de aventura é bem diversificado, espalhado pelos 616,5 km² de extensão territorial. O acesso ao município é fácil, tanto pela BR-101 como pela BR-262.
A cultura rica conserva, principalmente no interior, costumes italianos, como o jogo de bocha, moda de viola, mora e a arquitetura.
No verão o visitante pode banhar-se nas cachoeiras e rios. Uma rota com diversificadas quedas d'água, próximo a paisagens exuberantes.
O ponto de partida é a sede municipal. Por esses caminhos descobrimos lindas cachoeiras, formosos vales, quedas d'águas, um túnel encantado e a famosa rampa de vôo livre.
Todas essas peculiaridades alfredenses formam um leque de opções de lazer. Rapel, vôo livre de parapente ou asa delta, caminhada pelas matas, boiacross, canoagem, rafting, tirolesa, pedalinho no lago, são algumas das opções.